22 de jul. de 2012

Exposição “Só Lâmina”




Depois de passar por várias cidades do Brasil, “Só Lâmina” chega ao norte do país trazendo três significativas produções de Nuno Ramos. Ao todo são onze pinturas baseadas na poesia de João Cabral de Melo Neto, além de uma escultura sonora e um filme sobre Nelson Cavaquinho. As obras ficarão expostas de 9 de agosto até meados de setembro no Centro Cultural SESC Boulevard.

Alumínio, pelúcia, espelho e tinta óleo são alguns dos materiais que Nuno Ramos utilizou nas obras para mostrar a forte atração que sente pela literatura. Os trabalhos foram livremente inspirados em oito estrofes da poesia “Uma faca só lâmina”, do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto, e mostram os resultados da intensa pesquisa que Nuno vem realizando há mais de vinte anos sobre as possibilidades existentes para a superfície bidimensional da tela.

“Só Lâmina” é composta também por uma instalação, a escultura sonora “Carolina”, que, através de um diálogo escrito pelo próprio artista e interpretado pelos atores Marat Decartes e Camilo Gero, retrata as várias vozes presentes nas grandes cidades; e pelo filme “Luz Negra”, resultado de uma homenagem ao sambista Nelson Cavaquinho.

A mostra abrirá em 9 de agosto, às 20h, e ficará disponível para visitações gratuitas e monitoradas até 16 de setembro durante o horário de funcionamento do SESC Boulevard, que é de terça a sábado das 10 às 21h e  domingo de 9h às 13h e de 15h às 21h. A exposição faz parte do ArteSESC, projeto que há mais de 30 anos vem realizando exposições itinerantes pelo Brasil com o objetivo de favorecer a difusão da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário